"O que caracteriza uma excelente gestão de pessoas? O que torna um profissional um ótimo gestor? Qual o maior erro que o RH pode cometer numa empresa e quais os aspectos positivos e negativos dessa função? (...) MELHOR ouviu 70 executivos entre profissionais de RH, presidentes e executivos de outras áreas e líderes de empresas que atuam no mercado voltado para a gestão de pessoas. (...) os responsáveis pela área de recursos humanos apresentam suas opiniões. Apesar de lidar com as inconstâncias intrínsecas ao ser humano e com as dificuldades em mensurar os resultados e impactos de suas ações - alguns dos aspectos negativos da profissão RH citados por eles - ver o brilho nos olhos dos colaboradores, ter a sensação de fazer a diferença na carreira de outro profissional e a possibilidade de influenciar o futuro de uma organização são os aspectos que compensam estar nesse barco do RH, segundo os respondentes.
Para eles, ainda, uma excelente gestão é marcada pelo bom relacionamento entre as equipes, por um forte comprometimento e espírito de motivação entre cada pessoa, capazes de gerar um ambiente no qual seja possível sonhar e criar. Assim, cabe ao gestor estar atento às diferenças entre cada um dos funcionários e saber inspirar a missão, cultura e valores da empresa. E, também, saber ouvir o inaudível, a voz silenciosa que pode transformar um ambiente organizacional.
Márcia Costa, gerente de RH do McDonald's
Maior erro do RH
Querer o poder. A área de Recursos Humanos tem o dever fundamental de buscar melhorias nas relações de trabalho como agente que influência as decisões do poder, mas de nenhuma forma poderá confundir-se com ele, sob pena de perder capacidade de observação da cultura e de atuação junto ao ser humano.
Aspectos positivo e negativo
Um aspecto negativo, é que às vezes falamos coisas que ninguém entende. Precisamos melhorar! São vários os aspectos positivos: um deles é a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do ser humano e, através disso, trazer resultados perenes para o mundo dos negócios.
Emílio Creto, diretor de RH para a Siemens Mercosul
Aspectos positivo e negativo
O aspecto mais positivo em trabalhar nessa área é que os processos são diversificados e não há uma única solução para todos os problemas. O cativante é ver a expressão das pessoas quando suas expectativas são atingidas em uma negociação. E isso pode ocorrer simultaneamente dos dois lados. O importante é que as pessoas saiam satisfeitas, tanto o lado da empresa quanto o colaborador. Atualmente, podemos atuar em sinergia com os negócios, o que é muito prazeroso, pois possibilita ter uma visão geral da empresa, permite sair daquele conceito inicial de RH e participar, de fato, dos resultados da organização.
Flávia Pettine, gerente de RH da Open Communications Security
Aspectos positivo e negativo
Lidar com pessoas é algo fascinante. Você sempre aprende algo novo e ajuda muitas vezes somente ouvindo. O aspecto negativo é desconhecer a si mesmo. Quando isso ocorre, você deixa de agir com neutralidade e passa a agir com a sua emoção, correndo o risco de misturar papéis, avaliar a situação pelo seu crivo de valores. Enfim, deixa de ser um facilitador e passa a ser mais um colaborador da organização.
Excelente gestão de pessoas
Relacionamento com o grupo. É como numa tribo indígena ou mesmo numa peça de teatro: o cacique ou o diretor dita as normas e distribui papéis, tem o respeito e a admiração do grupo, pois jogam junto, compartilham os problemas, acatam as sugestões, transmitem conhecimento. Gerir pessoas é uma arte de estar bem consigo e transmitir o bem estar.
Mozar de Leone Mauro, Assessor de RH do Hospital Samaritano
Excelente gestor
Ter habilidade em ouvir e perceber as deficiências e carências individuais e coletivas frente às necessidades requeridas pelas competências do negócio.
Saber criar, planejar e implementar de forma positiva e energizadora. Saber servir, entendendo que o RH é uma área prestadora de serviços no conceito mais profundo.
Carlos Lienstadt, gestor corporativo pessoas da Embraco
Excelente gestor
O gestor de pessoas é aquele profissional que cativa sua equipe na busca de resultados significativos por meio da inspiração, do entusiasmo, da liderança efetiva e da orientação quanto às necessidades de desenvolvimento de sua equipe. É aquela pessoa que se torna referência para sua própria equipe como alguém a ser seguido. Foco em resultados, energia, criatividade, empreendedorismo e resistência à pressão são características de todo grande líder. Mas há também que se ter características como coaching, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, delegação, excelente e frequente feedback e postura ética.
Alberto Gerhardt, gerente de RH da Schering-Plough
Aspectos positivo e negativo
O lado positivo é ver o "brilho nos olhos" dos colaboradores, quando os projetos são implementados e trazem bons resultados para a organização e a felicidade para os colaboradores, gerando um clima de satisfação. O aspecto negativo é quando o profissional de RH não participa do processo decisório da organização, tornando-se um mero cumpridor de políticas e procedimentos definidos pelas outras áreas.Excelente gestão de pessoas
Focar as equipes para trabalhar numa mesma direção. Ter as pessoas envolvidas e comprometidas com os resultados, alinhando os processos ao planejamento estratégico da organização. Para que isso ocorra, é importante existir uma comunicação transparente, para que o gestor tenha credibilidade perante a equipe e, com isso, mobilize todas as áreas para atingir plenamente os objetivos organizacionais.
Cícero Penha, diretor de talentos humanos corporativo da Algar
Aspectos positivo e negativo
Positivo: o reconhecimento de ter feito a diferença na vida profissional das pessoas. Às vezes, pode ser uma simples mensagem de agradecimento por um aconselhamento que levou o profissional a melhorar seu relacionamento com colegas. Negativo: é um trabalho estressante porque concilia variáveis humanas com de negócios e nem sempre há o reconhecimento de que sua profissão contribui para estratégia da empresa.
Excelente gestão de pessoas
Um ambiente de trabalho onde as pessoas sintam que é um lugar excelente para se trabalhar, com espaço para sonhar, criar e participar. Onde ninguém precise se preocupar em cumprir jornada de trabalho, mas sim com objetivos e resultados. Onde o lucro tenha uma parte compartilhada com os talentos da empresa. Para conseguir isso é necessário ter a coragem de esquecer um pouco a legislação trabalhista, que é retrógrada e castrante, desafiar a alta administração para substituir o poder pela responsabilidade, implementar políticas e programas que valorizem as pessoas e investir maciçamente em educação corporativa.
Cibele Castro, diretora de RH da GE
Aspectos positivo e negativo
Um aspecto positivo é poder influenciar diretamente o futuro da organização. RH e finanças participam preliminarmente de discussões sobre a visão de negócios de curto, médio e longo prazo bem como sobre o perfil de liderança necessário para que a estratégia aconteça. O negativo é a subjetividade: embora existam indicadores de performance em RH, ainda é muito difícil medir objetivamente a real eficácia das nossas ações. Conseguimos saber quantas horas de treinamento tivemos por empregado ou o quanto investimos, mas e quanto a real eficácia do treinamento nas atividades diárias dele? Esta ainda é uma área onde temos muito trabalho a ser feito.
Silvana Vilella Castellani, gerente de RH do Hospital do Coração
Excelente gestão de pessoas
Para existir uma excelente gestão de pessoas é preciso, primeiramente, acompanhar os indicadores da área com o objetivo de detectar onde estão os pontos de melhoria (críticos ) ou os de oportunidade, comparados, inclusive, com o mercado como: resultados da instituição (uma empresa "saudável" normalmente tem resultados financeiros positivos); a voz do cliente (reflete diretamente como está o nosso atendimento, nossos processos internos, nossas falhas ou nossos pontos de melhoria e também nossas oportunidades); o clima da empresa (mostra o nível de motivação dos colaboradores e o impacto na instituição); ações que visam a redução do absenteísmo e turnover; e ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e de desenvolvimento profissional.
Fernanda Ribeiro Abrantes, gerente de desenvolvimento e change management da Kimberly-Clark Brasil
Excelente gestor
Aquele que entende que seu papel é o de "servir" sua equipe e não simplesmente o de "mandar" nela. Pode parecer simples, mas se trata uma profunda mudança cultural.
Aurélio Di Pietro, diretor de RH da Avaya
Excelente gestor
É aquele que acredita que tudo que faz faz por meio das pessoas. Sabe se comunicar no sentido completo dessa palavra. E por fim, pratica diariamente "modalidades" como coaching, feedback, desenvolvimento de pessoas, reconhecimento. Tudo isso em um sério, porém alegre, clima de negócios.
Maior erro do RH
Acreditar que está na empresa apenas para atender solicitações das demais áreas.
Carlos Relvas, diretor de RH para o México e América Central da Gillette
Excelente gestor
É aquele que assume a responsabilidade pelo desenvolvimento de seus colaboradores. Estabelece objetivos claros e usa o processo de avaliação de desempenho para maximizar a performance de sua equipe, capitalizando as competências mais fortes e trabalhando as áreas de oportunidade identificadas de cada um dos seus colaboradores. Além disso, ele posiciona o colaborador no que tange a futuros passos de carreira e a definir planos de treinamento para chegar lá. Ele também promove uma atmosfera de reconhecimento, celebrando as conquistas da equipe e dando crédito à mesma.
Aspectos positivo e negativo
São diversos os aspectos positivos da função RH. O mais importante deles é poder liderar o processo de desenvolvimento organizacional pela identificação de talentos, planos de treinamento e de carreira. O negativo, sem dúvida, é trabalhar em processos de restruturação, fusões, fechamentos de fábrica que, em geral, implicam demissões. São processos que requerem muita disciplina emocional.
Nancy Bartos, diretora de RH da AON
Maior erro do RH
Não conhecer o negócio e a estratégia da empresa para alinhar a gestão de RH com as metas da empresa.(ficar somente no operacional). Contratar profissionais sem o perfil da empresa e não ouvir os funcionários
Excelente gestão de pessoas
Para mim uma excelente gestão de pessoas apresenta as seguintes características: transparência nas ações; ausência de politicagem e favoritismo; boa comunicação; gestores como verdadeiros RHs, acompanhando de perto sua equipe.
Nelson Savioli, superintendente da Fundação Roberto Marinho
Maior erro do RH
Não se alinhar com a visão, missão e valores da organização. Se ele não concorda com eles, deve esforçar-se para mudá-los. Se não consegue, deve "despedir" o empregador e buscar um aquário mais consentâneo com sua proposta profissional.
Excelente gestão de pessoas
A excelência na gestão de pessoas é medida pela criação e manutenção de uma cultura organizacional que acompanha (ou se antecipa) às mudanças que a economia e o mercado impõem à empresa. Isso não significa que a organização precisa, necessariamente, estar no rol das melhores para se trabalhar, pois ela pode ser amada pelos seus empregados porque o turnover é baixo, todas as promoções foram com pessoal interno, o pacote de benefícios é magnânimo e as decisões são tomadas depois de muita consulta a todos os níveis hierárquicos.
Patrícia Liotti Fuzzo, gerente de RH do Panamericano
Excelente gestor
Para que se possa ser um gestor de pessoas é preciso saber ouvir o inaudível. É preciso entender o que está por trás das palavras. É preciso estar atento às reações de cada uma das pessoas da equipe e conseguir comunicar-se de forma aberta e contagiante, de modo a mobilizá-las para um objetivo comum. Mas é fundamental acreditar e se comprometer com os objetivos estabelecidos.
Maria Tereza Casagrande, gerente de RH das empresas Randon
Maior do RH
O maior erro é fazer a gestão de pessoas pelos seus gestores. O RH é educador. Gerir pessoas não é o papel do RH, é na verdade dos líderes da organização. Assim, o aspecto positivo da função é o desenvolvimento constante. O trabalho do RH é de educador e educação é um processo lento, para isso o profissional de RH precisa saber lidar com esta espera.
Rolf Kühn, gerente de RH da Teka
Maior erro do RH
Esquecer os princípios básicos de administração, não enxergando que o lucro e o resultado das atividades são decorrentes do envolvimento das pessoas.
Aspectos positivo e negativo
Como aspecto positivo, podemos citar a condução de processos na relação ganha-ganha, uma vez que nesses casos a satisfação tanto do empregado como da empresa é indiscutível. Como aspecto negativo, as situações em que o treinamento e desenvolvimento é visto como custo e não como investimento.
Roberto Torres, diretor de RH e TI da Cummins Latin America
Aspectos positivo e negativo
Positivo: A profissão desenvolve a capacidade da empresa em atuar em ambientes de constante mudança, valorizando sempre o capital humano.
Negativo: Por ser uma profissão voltada às pessoas, faz com que a maioria dos profissionais de outras áreas sinta-se preparada para atuar como gestores de RH sem, necessariamente, possuírem as competências e habilidades para isso.
Lucília Marques Pires, gerente de desenvolvimento da Bridgestone Firestone do Brasil
Maior erro do RH
Não ouvir as necessidades dos diferentes públicos, defender apenas a opinião da empresa e não levar em consideração as necessidades dos funcionários, ou vice versa. Fazer RH é manter o equilíbrio entre as necessidades de capital e trabalho, procurar ser justo na avaliação das solicitações e arbitrar de forma coerente os conflitos entre as várias instâncias: empresa x funcionário, empresa x sindicato, chefe x subordinado, funcionário x funcionário e muitas vezes funcionários x família.
Aspectos positivo e negativo
Negativo: não ser considerado para promoções em outras áreas do negócio, pois às vezes somos vistos como profissionais que pouco realizam e filosofam por demais. Positivo: poder contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de outros e estar na elaboração do desenho do perfil organizacional.
Júnia Galvão, diretora administrativa/financeira e de RH da RM Sistemas
Excelente gestão de pessoas
É a que busca um equilíbrio entre as necessidades da empresa (foco do negócio e resultado) e as necessidades das pessoas (motivação, reconhecimento, satisfação pessoal e profissional).
Walter Sigolo, superintendente de RH da Sabesp
Maior erro do RH
Fica difícil apontar um erro específico, pois a própria evolução do RH tem sido revisada continuamente e tem ampliado cada vez mais a sua atuação em função das inúmeras e contínuas mudanças pelas quais as organizações têm vivenciado. Em algumas empresas, o RH apenas cumpre as funções de contratar, remunerar e demitir, tendo como foco apenas os aspectos dos resultados financeiros. É necessário, portanto, que o RH sensibilize os gestores de negócios para que a sua função transforme-se em um instrumento indispensável para obtenção de resultados e a efetiva realização das estratégias de negócios. Outro aspecto relevante é a necessidade de o RH atuar como um agente de mudanças. Ás vezes a própria área de RH é vista pelas empresas como uma área que resiste às mudanças, que ocorrem de forma cada vez mais intensas no meio empresarial.
Aspectos positivo e negativo
Positivo: contribuir para que as pessoas se desenvolvam e se realizem do ponto de vista profissional e pessoal.
Negativo: não destacaria um aspecto negativo, mas uma das principais dificuldades que é implementar e transformar as teorias em práticas organizacionais. Principalmente pelo fato de lidarmos com o capital humano, que é tão complexo e com tanta diversidade.
Ana Maria Melo da Silva, gerente de RH da Odontoprev
Maior erro do RH
Não lutar pelo reconhecimento do colaborador, afinal, qualquer trabalho, em qualquer lugar do mundo, só tem sucesso se o contato humano for valorizado.
Aspectos positivo e negativo
Positivo: conseguir equilibrar as necessidades da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores. O aspecto negativo é quando ele mesmo não consegue distinguir a faixa que separa essas duas necessidades.
José Álvaro Sardinha, diretor de RH da Cofipe
Aspectos positivo e negativo
Positivo: a busca incessante da melhoria do capital humano. Negativo: a subjetividade, muitas vezes, não ajuda em nada.
Luiz Edmundo Rosa, diretor corporativo people do Grupo Accor
Maior erro do RH
Não se posicionar adequadamente no contexto empresarial. Essa limitação pode derivar do não entendimento do negócio, da visão de longo prazo, da cultura empresarial, das estratégias e do seu próprio papel diante disto. RH não deveria ser um clone da área financeira e se preocupar só com custos, e tão pouco ser uma área assistencialista, descomprometida com resultados. A contribuição de RH dever ser única: tudo que for bem feito com as pessoas poderá se transformar no lucro do amanhã . RH trabalha com intangíveis e nem tudo é facilmente mensurado e percebido. Cabe a RH o desafio de comunicar adequadamente para que este valor seja reconhecido.
Excelente gestão de pessoas
É aquela que se apóia numa visão estratégica de longo prazo, norteia a sua ação por valores, estabelece prioridades claras, define indicadores balanceados para acompanhar e avaliar seus resultados. Assim, delega responsabilidades de forma planejada, acompanha e comunica os avanços obtidos, mobiliza seus colaboradores para continuas melhorias de performance, permite o erro e estimula o aprendizado e avalia, reconhece e recompensa de forma justa, transparente e equânime. E ainda, quando necessário, não reluta em concluir um relacionamento sem perspectivas de evolução.
Ana Maria Paulo dos Santos Costa, diretora de RH da Rede Blue Tree Hotels
Excelente gestor
É o que consegue formar, comprometer e reter uma equipe talentosa, cujos resultados são inovadores, rápidos e eficazes. Hoje, não é suficiente ser apenas competente, é importante ser ágil e inovador para alcançar o sucesso. Para isso o profissional tem de reunir algumas características:
- capacidade de inspirar o time, estimular a criatividade e "fazer diferente";
- transmitir segurança para que os colaboradores aprendam a lidar com suas próprias falhas e, com isso, criar um ambiente propício à ousadia e o "correr riscos";
- ser admiradopelos resultados obtidos e pelas atitudes diferenciadas. A equipe precisa admirar suas atitudes, seu conhecimento e sentir que aprende com o líder.
- estar próximo para interagir , o que significa conhecer cada uma das pessoas da equipe.
- saber delegar, ou seja, acompanhar o processo e adequar apenas a forma de acordo com a necessidade da equipe. Alguns líderes gabam-se por delegar, mas não fazem nenhum acompanhamento e nem definem a direção, isto é "delegação pelo abandono";
- ser humilde para admitir que errou e ter coragem para rever decisões já tomadas;
- cuidar do desenvolvimento humano da equipe, já que normalmente grande parte dos gestores preocupa-se somente com o desenvolvimento profissional.
Fernando Tadeu Peres, diretor executivo de RH do Itaú
Excelente gestão de pessoas
O que caracteriza uma excelência na gestão de pessoas é ter habilidade de gerir equipes. São as pessoas que fazem a diferença nas organizações. Os gestores devem delegar com responsabilidade, ter disposição de dar e receber feedback, incentivar novas ações e ajudar na construção de um clima organizacional harmônico. RH deve ter a sua estratégia de atuação clara, contendo desde a administração dos conflitos internos até o perfeito entendimento do negócio, estimulando o auto-desenvolvimento nos colaboradores e tornando a remuneração uma ferramenta atrelada aos resultados desejados. Trazendo para organização o diferencial competitivo por meio da atração dos talentos, da qualificação das equipes, do planejamento de carreira, do equilíbrio da relação capital e trabalho, da qualidade dos produtos e serviços, praticando a gestão do conhecimento sem perder de vista o mercado que está inserido.
(...)"
Da redação